domingo, 26 de maio de 2013

Resenha de Física- Funcionamento do Chuveiro Elétrico

Funcionamento do chuveiro elétrico

Marco Aurélio da Silva
Brasil Escola, 2010


Marco Aurélio da Silva, integrante da Equipe Brasil Escola, em um de seus inúmeros artigos, explica de maneira breve e simplificada, sem a necessidade de conhecimentos mais específicos, o funcionamento dos chuveiros elétricos.
Nos primeiros parágrafos são resgatados alguns fatos históricos que mostram o desenvolvimento do chuveiro elétrico, acompanhando os avanços da sociedade. O autor cita a existência de pinturas e vasos, na Grécia e Egito, que reproduziam a utilização de chuveiros nas casas de banho antigas. No Brasil, ele só foi desenvolvido na década de de 1940.

Segundo Marco Aurélio, os chuveiros elétricos que  atualmente temos são resultado de grandes avanços tecnológicos em diversas áreas, principalmente da engenharia em relação à distribuição da água por sistemas de encanamento e ao desenvolvimento de sistemas de aquecimento.



Ao longo do texto, o autor explica separadamente as funções das partes que juntas são essenciais para o funcionamento do chuveiro. O aparelho é composto de dois resistores, um de alta potência e outro de baixa potência que ficam fixados no interior do chuveiro, possibilitando um aquecimento rápido e prático, além da presença de um diafragma de borracha. A regulação da temperatura do banho só é possível devido a uma chave seletora que fica na parte exterior do chuveiro, a qual tem a capacidade de aumentar ou diminuir a sua potência, mudando também o tipo de resistência, e consequentemente a temperatura do banho.

No quarto parágrafo, Marco explica mais detalhadamente o aquecimento da água, que ao pressionar o diafragma de borracha faz com que os contatos da resistência e os energizados se aproximem. Dessa forma, a água se aquece ao passar pelos terminais do resistor quente.

Por fim, o autor mostra que os resistores são feitos de materiais condutores. Estes, quando são percorridos por uma corrente elétrica, se aquecem e provocam o efeito Joule, que se deve aos milhões de choques dos elétrons contra os átomos do condutor, fazendo a energia cinética do sistema aumentar. 

Ao final do texto, concluímos, portanto, que o aumento da energia se manifesta através do aumento da temperatura do condutor.

Fonte: Marco Aurélio da Silva – Equipe Brasil Escola http://www.brasilescola.com/fisica/funcionamento-chuveiro-eletrico.htm (Acessado em 24/05/2013  às 14:30) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário