sexta-feira, 31 de maio de 2013

Diários de Motocicleta

    Ernesto Guevara de La Serna, (Che Guevara) formou-se em medicina e foi um famoso revolucionário socialista do século XX. Transformou-se em um ‘mito’ pois no início da década de 1950, juntamente com o amigo Alberto Granado, percorreu de moto o continente americano, indo desde seu país natal até Miami, nos Estados Unidos, numa aventura de mais de dez mil quilômetros que iria mudar sua vida.
    Nessa viagem, Guevara teria tomado consciência da miséria em que vivia a maior parte da população dos países da América do Sul e Central e decidiu que deveria lutar pela mudança desse estado de coisas. Essa miséria que vem do fruto do progresso do capitalismo, que vinham por beneficiar apenas uma camada da população.com tudo isso Ernesto decide que seria necessário uma revolução para que esse cenário se alterasse.. ele entra para o grupo revolucionário de Fidel castro e se torna um dos lideres da revolução cubana com objetivo de derrubar o governo ditatorial de fulgência batista
    O século XX é importante para entendermos transformações nas estruturas produtivas na América latina. Ocorreram mudanças significativas que nos ajudam a entender realidades econômicas atuais dos países e suas relações comerciais com outras regiões. A América latina era uma região de economia primária, fornecia matéria prima e gêneros tropicais para a Europa. Alguns países ainda mantêm essas estruturas, porém, houve mudanças em outros, que possuem grande importância no cenário latino americano.
    Com o crescimento populacional da América Latina, se formou, consequentemente, um mercado interno promissor, promissor porque inicialmente esse mercado era abastecido por produtos importados da Europa e Estados Unidos. A formação e expansão de um mercado consumidor interno significam crescimento populacional e/ou aumento do poder de compra da população. Na América latina, além do crescimento populacional, houve o deslocamento de grande parte dessa população para o meio urbano. E além disse, houve disponibilização de mão de obra barata para a industrialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário