domingo, 26 de maio de 2013

A ilusão da iluminação do saber


Marcelo Gleiser

O artigo científico produzido por Marcelo Gleiser, renomado professor de física e astronomia, e também colunista da revista “FOLHA”, fornece informações muito interessantes e exige conhecimentos básicos de princípios da física para ser completamente absorvido e compreendido pelo leitor.
Neste artigo, o professor vai falar sobre algo com que nos deparamos todos os dias e ao menos sabemos sua origem: a luz.
Para tentar aproximar o leitor desses conhecimentos, Marcelo inicia seu artigo ao citar alguns dos grandes nomes da física, que nos proporcionaram algumas das informações que temos hoje, sobre as características e as origens do raio de luz.
Isaac Newton é citado quando faz suposições sobre o raio de luz ser formado por um conjunto de partes emitidas por corpos brilhantes. Sugere também que a luz se propaga em velocidade finita com base nos estudos de Ole Roemer que conseguiu calcular a velocidade da luz.
Gleiser continua seu artigo relatando as idéias e teorias da origem e formação da luz, através do tempo, desenvolvidas por outros físicos e cientistas que foram aprimorando ou criando novas suposições para esta questão.
O próximo a ser apontado no artigo é James Clerk Maxwell que descreve a luz como ondulações do campo eletromagnético.  Marcelo completa, contando um pouco ao leitor, do que se trata sua teoria: a eletricidade e o magnetismo seriam manifestações do campo eletromagnético onde a carga elétrica gera um campo elétrico ao seu redor.
Ele explica também que quando as cargas são aceleradas, surgem dessa reação, campos magnéticos.
Na continuação de seu pensamento, o professor faz uma analogia que relaciona uma rolha que cria ondas circulares em uma piscina com ondas eletromagnéticas e sua frequência. Ele explica que estas ondas podem apresentar frequências altas ou baixas e cita alguns exemplos de luz e a intensidade de suas frequências.
Após Maxwell, Marcelo faz referencia à Einstein que comprovou sua teoria de relatividade demonstrando que as ondas eletromagnéticas se propagavam no vácuo.
Logo após uma descoberta, criam-se problemas e novas contradições. A próxima questão abordada pelo professor é a seguinte pergunta: Se a luz não tem massa, como pode existir?
Ele conclui em seguida que a teoria dos físicos citados acima estavam corretas ao explicar que a luz possui energia e por isso se comprova sua existência.
Marcelo Gleiser encerra seu artigo deixando um pensamento interessante com o objetivo de que o leitor pense e chegue a suas próprias conclusões sobre:  "O maior obstáculo a novas descobertas não é a ignorância; é a ilusão do saber". O professor passa a idéia de que o conhecimento é infinito e de que é necessário estar constantemente buscando respostas às infinitas perguntas geradas pelo mistério da física que compõe o universo em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário