sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Revolução Francesa


  
   A Revolução Francesa teve início em 1789, e estendeu-se até o ano de 1799. Tinha como objetivo acabar com a Monarquia do rei Luis XVI e tomar o poder, acabando com as injustiças sofridas pelo povo.  A Revolução também contou com uma participação da burguesia da época, que buscava mais liberdade econômica e uma participação política maior. Foi o começo da chamada Era das Revoluções.
    O início do processo revolucionário foi marcado pela queda da Bastilha, em julho do ano de 1789.
    Durante o processo, uma grande parte da nobreza deixou a França, além de alguns integrantes da Monarquia (como o próprio rei Luis XVI e sua esposa) serem guilhotinados e os bens da Igreja confiscados, deixando prejuízos também para o clero.
    Ainda em 1789, a chamada Assembleia Constituinte promulgou a Declaração dos Direitos do Homem, um documento que garantia direitos iguais aos cidadãos e uma maior participação política do povo.
Luis XVI morto na guilhotina
    No ano de 1972, radicais liderados por Robespierre assumem o poder das Guardas Nacionais, e recebem ordens para executar qualquer pessoa que fosse da oposição do novo governo. Nesse período, muitos integrantes da monarquia foram condenados à morte. Violência e radicalização viraram marcas da época.
Napoleão Bonaparte
    Em 1795, os girondinos assumem o poder na França, aprovam uma nova Constituição, que garantia o poder da burguesia e ampliava seus direitos políticos e econômicos, e em 1799, após  o Golpe de Brumário, o general Napoleão Bonaparte assume o poder de primeiro-cônsul e inicia uma ditadura.

                                      
                                               Lucas Zaher Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário