sábado, 30 de março de 2013

Vingardium Leviosa?


Essa resenha foi construída através  do texto Ricardo Normando Ferreira de Paula e pela experiência publicada no site "Ponto ciência" por Gianinni Pelizer.

 De acordo com Ricardo Normando, os átomos da matéria são formados, em sua maioria, por prótons (carga positiva), elétrons (carga negativa) e nêutrons (carga nula). E diz-se que o equilíbrio eletrostático acontece quando numero de prótons em um átomo é igual ao numero de elétrons. Mas, esse equilíbrio é desfeito quando o átomo passa por o processo de eletrização, que pode ocorrer de três formas: Atrito, contato ou indução.
O equipamento usado para reproduzir esse processo é o Gerador de Van de Graaff, produzido pelo engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff que após assistir uma conferência se dedicou a pesquisas no campo da física atômica.
O Gerador eletrostático de Van de Graaf consiste basicamente em um motor que movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas é acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia é encontrada dentro da esfera metálica oca. A correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão através de pontas metálicas, o que a deixa eletrizada para transportar as cargas até o interior da esfera metálica, onde são conduzidas para a superfície externa da esfera após serem coletadas por pontas metálicas.

  

A física cruza com a ficção na saga de filmes Harry Potter, da escritora britânica J.K Rolling, quando Harry e seus amigos aprendem a executar o feitiço de levitação “Vingardium Leviosa”.


Cena do filme Harry Potter, feitiço Vingardium Leviosa.

  Gianinni Pelizer mostra como reproduzir cientificamente o "feitiço" de duas formas distintas, sendo uma delas um brinquedo que fez muito sucesso no mercado internacional, e a outra usando um tubo de PVC com aproximadamente 40 cm.



É explicado que o Fun Fly Stick (GIF ao lado) é um brinquedo que vem com um kit de fitinhas de Mylar, um material utilizado na fabricação de balões infantis de Hélio, e que para a brincadeira começar é preciso apenas apertar o botão e soltar as fitinhas na extremidade do mesmo.

                                                                                                          
O Fun Fly Stick funciona como um gerador de Van de Graaff, uma correia isolante em seu interior
atrita em dois materiais diferentes, um com tendência de perder e o outros de ganhar elétrons, fazendo a extremidade do brinquedo ficar carregada de atrito. Assim que a fita de Mylar é solta sobre a extremidade do tubo, a sua carga é a mesma da extremidade, processo determinado eletrização por contato. Assim surge uma força elétrica de repulsão entre a fita e o brinquedo (Fe = k.q1.q2/x², em que k é uma constante do meio, q1 e q2 são as cargas do brinquedo e da fita e x é a distância entre o brinquedo e a fita).
A eletrização do PVC acontece quando atritamos o material com o tecido ou papel, fazendo o mesmo adquirir carga, mostrando eletrização similar a do Fun Fly Stick.
Enfim concluímos que a física eletrostática também está diretamente ligada a conteúdos direcionados para crianças, como o Fun Fly Stick, pois sem o gerador de Van de Graaff não teria sido possível a criação desse produto que desencadeou encanto nas mais variadas idades.


Bibliografia
vídeo proposto por Gianinni Pelizer  

Nenhum comentário:

Postar um comentário