sábado, 30 de março de 2013

Resenha de Física


Lançamento de foguetes espaciais

        O foguete é utilizado para levar objetos, satélites artificiais e homens para pesquisas no espaço. Eles possuem um motor chamado de propulsão por reação, pois é baseada na terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, que diz: "toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário”. Esse nome é dado porque os gases ficam comprimidos numa câmara fechada, havendo uma pressão e quando colocado uma passagem por onde esses gases possam escapar, tem um desequilíbrio, então as forças laterais se anularão e como não haverá mais a força de baixo, a força superior produzirá empuxo e assim o foguete é lançado para cima. Nessas viagens são levados também tanques de combustível, que será queimado no lançamento e comburente, pois no espaço não há oxigênio.

       Tudo conta na hora do lançamento, como: melhor clima, melhor local, posição que a Terra deverá estar etc. Por isso o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, é considerado o melhor local. Isso porque está proximo a linha do equador e a velocidade de rotação da Terra é maior do que em qualquer outro parte do planeta então isso faz com que os foguetes ganhem um impulso extra e assim economizam o combustível.
     
       Após ascender o foguete começa os estágios do lançamento. No primeiro estágio o foguete atinge 30 km de altitude e 6 mil km/h, até seu tanque ficar vazio e seus motores são soltos e caem. O segundo estágio ele atinge 100 km de altitude e 10 mil km/h e mais partes são soltas. No terceiro estágio atinge 230 km de altitude e 5 mil km/h, a velocidade diminui pois não tem mais seus motores, mas mesmo assim continua subindo porque a resistência do ar já é pequena para pará-lo. O quarto e ultimo estágio acontece quando está perto de 750 km de altitude e para atingir 27 mil km/h, velocidade necessária para entrar em órbita, seu motor queima e acelera por mais 60 segundos. Essas são as etapas de lançamento de um foguete, suas principais características e são eles os responsáveis pelas informações e conhecimentos que temos do espaço e do universo.

     Nunca tínhamos relacionado a lei de ação e reação com o lançamento de foguetes, é super interessante e dá pra compreender melhor as duas coisas. Conhecemos, também, que há etapas para esse lançamento e, além disso, precisam ser pesquisados antes o tempo local e outros fenômenos muito detalhados que influenciam no lançamento.

                        








Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Foguete_espacial http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-o-lancamento-de-um-foguete http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara

Nenhum comentário:

Postar um comentário