sábado, 23 de março de 2013

Influências Invisíveis

Essa resenha foi construída a partir do texto “Influências Invisíveis”, do físico Adilson de Oliveira, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e colunista do Instituto Ciência Hoje (CH).
Ele discute as quatro forças fundamentais do universo e a busca de uma teoria para unificá-las.
 O colunista introduz sua visão afirmando que somos reféns de forças que atuam em todo universo, sendo as principais:
 
- Força da gravidade: sua existência foi proposta por Isaac Newton e, anos mais tarde, justificada por Albert Einstein . Seus efeitos são sentidos a todo o momento; trata-se da força que mais estamos habituados e que, com alcance ilimitado, determina o movimento de todos os astros
 


A intensidade da força gravitacional é proporcional ao
produto das massas e inversamente
proporcional ao quadrado da distância que separa dois corpos.
 
 
 
 
- Força eletromagnética: consolidada pelo físico escocês James Clerk Maxwell, a força possibilita a existência dos átomos e das ligações químicas (os elétrons atraídos pelos prótons do núcleo atômico interagem entre si fazendo com que elas ocorram).
 
DNA: exemplo de molécula formada pelas ligações químicas
 

- Força nuclear forte: neutraliza a força de repulsão entre os prótons dentro do núcleo atômico e permite a interação destes com os nêutrons.
   O processo de fissão nuclear é gerado pela liberação de parte da energia acumulada, originada da ação da força nuclear, quando o núcleo atômico é quebrado.
 

O processo de fusão nuclear (conversão de quatro prótons em um núcleo de hélio,
 liberando ampla quantidade de energia) ocorre no sol.

 

- Força nuclear fraca: associada à radioatividade, essa força transforma o átomo em um elemento químico diferente com o acréscimo de um próton no núcleo.

O autor, então, apresenta a teoria das supercordas; uma tentativa de unificação das forças fundamentais da física, representadas por minúsculas cordas cujas vibrações são suas interações e que formam uma figura de seis dimensões. Porém, mesmo sendo extremamente coerente, a teoria das cordas não possui experimentos concretos que a comprovem.
 
As quatro interações fundamentais da física unificadas formariam essa figura,
chamada de variedade de Calabi-Yau


         Adilson também alega que possam existir outras forças além das de nosso conhecimento e possui uma expectativa de obtenção de uma teoria final ainda neste século.


       
 

Bibliografia:

DE OLIVEIRA, Adilson. Influências invisíveis. Disponível em:    <http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/influencias-invisiveis>.Acesso em: 22/03/2013

<http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/fisica-sem-misterio/imagens/cnticosqunticos04.jpg> Acesso em: 22/03/2013

<http://renanmaldonado.files.wordpress.com/2012/05/dna2.jpg> Acesso em: 22/03/2013

<http://img143.imageshack.us/img143/8216/sunj.jpg> Acesso em: 22/03/2013


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário