sábado, 23 de março de 2013

Satélites Artificiais

História dos primeiros satélites


Os primeiros pensamentos sobre satélites vieram com Isaac Newton, no século XVIII . O primeiro satélite artificial a ser colocado em órbita, foi lançado pela União Soviética em outubro de 1957. Chamado de Sputnik 1, pesando quase 84kg , levou 98 minutos para ser colocado em órbita elíptica ao redor da Terra.

Em novembro do mesmo ano, o segundo satélite artificial também lançado pela União Soviética, chamado de Sputnik  2, foi lançado da Terra com o primeiro ser vivo, a cadela Laika.

Com a aprovação do projeto de colocar em órbita seu primeiro satélite, os Estados Unidos lançaram o Explorer I, em Janeiro do ano seguinte.



Satélite artificial é um objeto feito pelo homem que é colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer outro corpo no espaço. Já foram lançados milhares de satélites, mas a maioria esta desativada. Quando ocorre problema no lançamento ou no próprio satélite, ele fica orbitando a Terra mesmo assim. Hoje existe em torno de 6 mil peças de lixo espacial orbitando o nosso planeta. Não existe somente satélites artificiais na Terra, existe também na Lua, Vênus, Marte e Júpiter.

Dependendo da função do satélite, ele é colocado em órbitas com altitudes e formatos diferentes. Existem vários tipos de satélites artificias, como satélites de comunicação, astronômicos, militares, meterológicos, etc.






Existem 2 tipos de órbitas, a circular e a elíptica. Para a circular ser realizada, o projétil ( no caso o satélite) tem que ser lançado em uma velocidade de 8000 m/s e para ser elíptica tem que ser lançado em uma velocidade superior a 8000 m/s. Caso a velocidade for menos, o projétil cai na terra








Enfim, nosso grupo conclui que os satélites hoje facilitam muito a vida das pessoas, o que seria de nós sem comunicação? Sem celular? Sem GPS? Sem televisão? Haveria mapa múndi?. Hoje também é usado em embarcações em substituição á bússola. 

Fontes:
http://mynasa.nasa.gov/worldbook/artificial_satellites_worldbook.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_artificial
http://www.physicsclassroom.com/mmedia/vectors/sat.cfm












Nenhum comentário:

Postar um comentário