segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Sonhos, grilos e paixões - regimes totalitários

TEMA:
O assunto a ser tratado em nosso documentário é o regime totalitário. O tema foi escolhido após o grupo assistir ao filme “A onda”, o qual trata de um professor incumbido de ministrar um curso sobre anarquismo para estudantes da terceira geração da Segunda Guerra Mundial, que não acreditavam ser possível uma nova autocracia na Alemanha. O filme mostra como é fácil essa manipulação em massa – característica de um sistema totalitário - através de termos fascistas maquiados, capazes de converter todos diante da figura de um líder carismático (no caso do totalitarismo poderia ser um único partido).


O QUE É:
         Em um período pós Segunda Guerra marcado pela crise capitalista e as condições precárias em que se encontrava a Europa surge o totalitarismo, um tipo de governo referente a um único líder ou partido, controlando todas as esferas do Estado.
        O sistema totalitário se forma através de promessas de desenvolvimento, da identificação de um culpado pelos problemas do país (desde inflação, crise, desemprego etc), do nacionalismo exacerbado e da indicação de um controlador e interventor de tudo (partido único ou líder carismático).
        Quanto à economia, o totalitarismo efetua intervenções que colocam o líder ou o partido único como responsável pelo progresso material do país.
        O Estado totalitário acaba com as liberdades civis, justificando suas ações em nome dos interesses nacionais e da unidade.
        Apesar do regime totalitário ser um governo fortíssimo, sua construção não significa a derrubada de um sistema democrático, até porque em algumas democracias encontram-se elementos totalitários.


ROTEIRO:

      Temos como objetivo em nosso documentário, transmitir uma relação entre os regimes totalitários do passado e as possibilidades de um novo totalitarismo.O grupo pretende, também, consultar profissionais especializados em história geral, com ênfase em regimes como nazismo e fascismo.


QUE SOCIEDADE QUEREMOS?
      A sociedade que queremos tem como intuito conscientizar as pessoas de seu passado histórico através da memória e da imagem. O tempo, dentre outras funções, serve para o homem aprender e posicionar-se, de modo que não cometa os mesmos erros. Através da memória histórica e do tempo é possível relembrar condutas que induziram ao erro e agora evitá-los.



EXEMPLOS DE SISTEMAS TOTALITÁRIOS:

Benito Mussolini (1883-1945) estabeleceu o fascismo italiano
Josef Stalin (1879-1953) estabeleceu o comunismo soviético

Adolf Hitler (1889-1945), estabeleceu o nazismo alemão





Isabela Carrilho 13
Maria Simão 21
Tatiana Ameixeiro 27
Victória Maratea 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário