domingo, 22 de setembro de 2013

Pilhas De Lítio



Pilhas De Lítio 

São recentes no mercado e apresentam maior densidade de energia, maior vida útil e maior tensão nominal. Seus componentes não incluem a água, o que permite um rendimento em baixas temperaturas muito superior ao das outras baterias, ao ponto de se dispor de 50% de sua capacidade em temperaturas da ordem de -55ºC. A composição de um pilha de lítio depende do tipo de fabricação, que varia no material utilizado como catodo. A densidade de energia das pilhas de lítio chega a 266Wh/Kg, contra 133 das pilhas de prata e 55 zinco-carbono. É importante observar que as pilhas de lítio apresentam uma auto descarga quase imperceptível, o que permite armazena-las por períodos mais longos (que pode chegar a até 10 anos).


O lítio permite o desenvolvimento de pilhas que combinam a melhor razão energia/peso com a maior força electromotriz (ou voltagem).

No caso da pilha de lítio, temos as seguintes semirreações e reação global:
Ânodo: 2 Li(s) →2 Li2+(s) + 2e-
Cátodo: 1 I2(s) + 2e-→2 I1- (s)
                                                          Global: 2 Li(s) + 1 I2(s) →2 LiI (s)




Foi desenvolvida principalmente para ser utilizada em marca-passos pois não solta gases que poderiam ser prejudiciais para o paciente, sendo fechada hermeticamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário