quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Reflexo histórico na atualidade

Quem não conhece a história não irá entender o presente e não terá perspectiva do futuro”

Assistimos ao filme "escritores da liberdade" onde fica explicita a influência histórica no presente-futuro da sociedade, uma vez que a personagem Erin Gruwell transforma o pensamento de seus alunos (que se sentiam incapazes e tinham preconceito entre si) através de colocações históricas. Durante muito tempo a igreja ditou regras para a humanidade, uma delas foi pregar que a vontade divina era a relação somente entre sexos opostos. Atualmente, ocorrem várias lutas pelo casamento gay e sua aceitação. Homofobia significa aversão e preconceito à homossexualidade, muitas vezes, praticado por aqueles que não definiram completamente sua identidade sexual.
Homossexuais chegaram a ser submetidos a pesadas punições como a morte na fogueira, a prisão perpétua e o confisco de bens. Essa repressão da igreja reflete hoje na dificuldade com as repercussões das lutas contra a homofobia. Homossexuais de todo o mundo lutam pelos direitos de uma união estável e alguns estados brasileiros até já aceitaram. O Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB (Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais) e de Promoção da Cidadania de Homossexuais “Brasil sem Homofobia”, é a representação da busca pelo direito à dignidade e pelo respeito à diferença. A criação de programas defendendo o homossexualismo pode ser considerada reconhecimento do esforço realizado por milhares de pessoas desde os anos 80 em busca de direitos iguais a todos.
                Hoje em dia, esse pensamento contra a união de duas pessoas do mesmo sexo, que já foi plantado na cabeça das pessoas, ainda é bastante predominante apesar da igreja não ser mais contra, apenas não aprova afirmando que “nenhuma ideologia pode cancelar do espírito humano a certeza de que só existe matrimônio entre duas pessoas de sexo diferente”.
Portanto, podemos enxergar a antiga compressão da igreja em relação à união estável entre duas pessoas do mesmo sexo um forte fator para o extremo combate as lutas contra a homofobia de hoje em dia, tendo em vista que o ressentimento criado naquela época foi implantado na cabeça de milhares de pessoas, que até hoje cultivam esse preconceito.
















Julia Amorim , 15
Maria Simão, 21
Victória Maratea, 31
Fabiana Boquimpani, 32

Nenhum comentário:

Postar um comentário