quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Memória Histórica e o presente-futuro na organização da sociedade


  É de tamanha importância o impacto e a influência causados pela memória histórica. Contanto que sejam cenas ruins de ser vistas, estudadas e relembradas é de extrema importância na organização da sociedade.

      Há, até hoje, uma diferença e, muitas vezes, um preconceito entre as classes socias e raças. Temos como exemplo o Holocausto, citado no filme “Escritores da Liberdade”, onde Judeus eram mortos até na frente de seus familiares. Isso mostra como a separação entre raças e classes podem ser um estopim para conflitos e guerras, o que ocorria no contexto em que viviam os adolescentes do filme, frequentemente em conflitos e violência.

      Assim como os judeus são vistos de forma diferente até hoje, há a questão da escravidão dos negros. Por mais que já abolida há anos, ainda há enorme preconceito. A sociedade quer amenizar o preconceito, muitas vezes só aumentando. Temos como explicaçãao disso a cura gay criada em 2013, como se ter a liberdade de escolher a sua opção sexual fosse doença.

      A partir do momento que os jovens do filme passaram a ser escutados e ensinados por alguém que acreditava em suas capacidades, eles passam a agir com o coração, entendendo os outros de classes ou raças diferentes e diminuindo os conflitos.
Onde tudo começou...É o maior impacto de todos, afinal, se não soubéssemos da  história, não teríamos consciência do tamanho do conflito.

Ana Beatriz Mendes – nº02
Lucas Bortolozzo - nº18
Thomas Martins - nº29

Nenhum comentário:

Postar um comentário