quarta-feira, 10 de abril de 2013

Química: Gás liberado na tragédia de Santa Maria

A espuma isolante que forrava o teto da boate foi responsável pelo grande número de mortes. Um dos gases que a espuma produz quando entra em combustão com a espuma é o Cianídrico (HCN). Quando esse gás é liberado em lugares fechados e pouco ventilados, ele se junta a tudo que for úmido, tornando um gás letal.

O Cianídrico foi usado na Primeira Guerra Mundial como arma química e na Segunda Guerra Mundial ele foi usado no extermínio de judeus.

Caracteristicas do Cianídrico: Também conhecido como ácido prússico ou, ainda, cianureto de hidrogênio, o ácido cianídrico é um ácido fraco representado pela fórmula química HCN, encontrado naturalmente tanto no estado líquido quanto no estado gasoso (altamente volátil), de odor semelhante ao de amêndoas amargas, solúvel em água, álcoois e éteres, com baixos pontos de fusão e ebulição, baixo peso molecular e de altíssimo grau de toxidez e inflamabilidade.
No grupo dos venenos mais letais já descobertos, o ácido cianídrico é um importante membro. Em corrente sanguínea, esse ácido estabelece ligações extremamente estáveis com o ferro da hemoglobina, impedindo o transporte de oxigênio e gás carbônico, além de desativar oxidases (enzimas de oxidação), tornando ineficaz a cadeia de transporte de elétrons.

Fontes:
http://odia.ig.com.br/portal/brasil/boate-em-santa-maria-virou-c%C3%A2mara-de-g%C3%A1s-1.542839
http://www.infoescola.com/quimica/acido-cianidrico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário