sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Região dos Balcãs

No início do século XX, houve uma guerra na Europa pela região dos Balcãs ( Guerra dos Balcãs). Constituiram de duas guerras curtas entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia, Turquia e Bulgaria pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano. 4 países formaram a liga Balcânica para melhor tratamento com os cristãos na Macedônia turca, mas a Turquia estava em conflito com a Itália e iniciou a primeira Guerra dos Balcãs.

No ano de 1912, os exercitos da liga capturaram esse território, porém os embaixadores europeus interviram com o Tratado de Londres, que dividia o mapa dos Balcãs com vantagem pra Bulgaria em detrimento da Sérvia. Um mês depois o governo da Bulgária manda atacar os gregos e os sérvios, que desejavam as conquistas da própria Bulgária. A Bulgária ganha mas sofre um ataque inesperado. A Romênia que era neutra, ocupou o território de Dobrudja e ameaçou ir para a Bulgária. Os otomanos aproveitam a ocasiao para retomar Andrinopla e Bulgária fica perdida.

No tratado de bucareste, Grécia e Sérvia dividem a Macedônia e a Romênia ganha parte da Bulgária. A Grande Sérvia passou a apresentar ameaça contra Austria-Hungria. Rússia apoia Sérvia e a alemanha vai ajudar a Austria-Hungria. O herdeiro do trono austro-húngaro é a desculpa que a Austria-Hungria usa para invadir a Sévia, levando ao estouro da Primeira Guerra Mundial, 6meses depois.





Nilton Oliveira nº24 3ºBeethoven

Nenhum comentário:

Postar um comentário