domingo, 22 de setembro de 2013

Pilhas Comerciais


Pilha de mercurio- zinco
As pilhas de mercúrio ou de mercúrio-zinco recebem esse nome porque são constituídas basicamente de: Ânodo (polo negativo): cápsula de zinco. E Cátodo (polo positivo): pasta que envolve o ânodo que contém óxido de mercúrio II (HgO (s)), no qual o mercúrio se reduz de + 2 para 0.
Utilizações: Em aparelhos auditivos, instrumentos cientificos e em relogios


Historico
As pilhas de mercúrio são utilizadas em relógios digitais, relógios de pulso, máquinas fotográficas, calculadoras, agendas eletrônicas, aparelhos auditivos e outros aparelhos elétricos portáteis que exigem um trabalho eficiente e durabilidade, já que essas pilhas possuem voltagem de 1,35 V.
                                               As pilhas de mercúrio são bem pequenas
Infelizmente, o descarte incorreto dessas pilhas pode gerar sérios riscos para o meio ambiente, pois ela contém mercúrio, que é um metal pesado. O mercúrio pode contaminar o solo, águas subterrâneas, águas de lagos e de rios, e chegar até os animais e ao homem. Ele é tóxico mesmo em pequenas quantidades. Entre os problemas de saúde que o mercúrio pode causar estão: danos nas mucosas, na pele, aos rins, náuseas violentas, vômito, dor abdominal, diarreia com sangue, além de poder levar à morte.
Para saber mais por que as pilhas são um lixo tóxico, como se dá a contaminação por mercúrio e o que devemos fazer com as pilhas usadas, leia os textos citados logo mais abaixo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário