domingo, 22 de setembro de 2013

PILHAS ALCALINAS

A primeira bateria eletrica foi inventada por Alessandro Volta em 1800 mas quem batizou tal invencao de "bateria"foi Benjamin Franklin. Tal invento foi baseado na investigacao do cientifico Luigi Galvani onde Volta pode criar um circuito eletrico utilizando pilhas de discos de cobre e zinco separados por um pano umedecido em uma solucao salina.

A PILHA ALCALINA

Na decada de 1950, ao usa um eletrolito alcalino e outros ingredientes ativos,  constatou-se importantes beneficios de rendimento comparada com as pilhas de zinco e carvao antes utilizadas, entre eles, uma energia mais densa, vida util mais longa, boa funcionalidade em baixas temperaturas, etc.

CONSTRUCAO DAS PILHAS 

Nossas pilhas do dia a dia sao formadas por quatro componentes principais: 
1-Anodo: eletrodo negativo de combustivel que contem os electrons armazenados que alimentam os despositivos
2-Catodo: eletrodo positivo que aceita os electrons do circuito externo, permitindo-os circular.
3-Eletrolito: um condutor que transfere a carga entre o anodo e o catodo dentro de cada celula.
4-Separador: um material que proporciona uma barreira entre o anodo e o catodo para evitar que ambos se toquem entre si, permitindo ao mesmo tempo a livre circulacao da carga.

TIPOS DE PILHAS

Atualmente, se utilizam muitos tipos de pilha diferentes, mas a mioria utiliza os mesmos componentes acima citados. As pilhas de íon de lítio geralmente alimentam dispositivos como seu telefone móvel ou seu computador portátil. As pilhas de célula cilíndrica, que podem ser compostas por distintos ingredientes ou químicas, são mais comumente utilizadas em controles remotos, brinquedos e muitos outros dispositivos. Os dois tipos de pilha de célula cilíndrica mais comuns são: zinco-carvão e alcalinas.

COMO FUNCIONAM AS PILHAS

Em sua forma mais simples, uma pilha é um dispositivo que converte energia química em eletricidade. Quando se conecta a qualquer um de seus aparelhos que funcionam graças à energia proporcionada por uma pilha, esta última completa o circuito e sua energia alimenta o aparelho. A maioria das pilhas comuns de uso doméstico são compostas de dois terminais: - Positivo (+): Formado por algo chamado cátodo - Negativo (-): Formado por algo chamado anodo Quando se conecta a um dispositivo, os elétrons fluem do terminal negativo ao positivo, e se produz yma corrente. Assim a energia armazenada na pilha se utiliza para alimentar seu dispositivo.

André Fellin , Nilton Oliveira, Lucas Zaher, Lucas Bortolozo, Bruno Barbosa, Thomas Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário