sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A crise de 29

                     

A crise de 29, também conhecida como a grande depressão foi considerado o pior e mais longo período da recessão econômica do do século XX. Esse período consistiu na depressão econômica, causando uma alta taxa de desemprego, grande queda no PIB de vários países, na produção industrial e nos preços de ações.
  Essa crise teve inicio por conta da produção industrial excessiva, fabricavam muito mais do que vendiam, causando prejuízos para as empresas e fazendo com que suas ações na bolsa caissem.
  Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Porem estes efeitos variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que por ser uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.
  Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933 fazendo com que o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovasse uma série de medidas conhecidas como New Deal, esse plano ajudou a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933. A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passaram a recuperar-se economicamente a partir de então.
  Porém em alguns países, a Grande Depressão foi um dos fatores primários que ajudaram a ascensão de regimes ditatoriais, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha.

Nathalia Campos nº23

Nenhum comentário:

Postar um comentário