quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Importância e relação entre a memória histórica e o presente-futuro da sociedade

     Não é de hoje que vivemos em uma sociedade diversificada, seja no caráter, cor da pele, modo de pensar, etc. Mas será que no passado também era assim? Qual a importância dessa diversificação ( em todos os sentidos) na sociedade? Devemos entender o passado para poder entender e explicar o presente?
     Para tentar explicar tudo isso, devemos entender a história, como a dos negros - apenas pela cor da pele, era julgado como inferior aos demais e acabou virando escrevo de brancos - um preconceito que continua até os dias atuais. Como vimos no filme " Escritores da Liberdade", cada detalhe deve ser levado em consideração: a história de vida das pessoas, o modo em que vivem, situação familiar o que as pessoas esperam delas, entre outros. O filme retrata a história de jovens envolvidos em gangue de diversas etnias e que não gostavam da escola e pensavam que o estudo não levaria nada, uma total perca de tempo. Mas a professora Gruwell consegue uma forma de acabar com essa tensão racial, mostrar a verdadeira importância dos estudos e fazendo todos "crescer" na vida, já que ninguém na sociedade acreditava no potencial daqueles jovens. Aos poucos, cada um foi entendendo o próximo, a história de vida, cultura, preconceitos que sofria de cada um.
     Enfim, a história nos diz muito sobre o porque das coisas serem hoje do jeito que são. Nunca devemos julgar uma pessoa pela aparência sem ao menos conhecer sua vida. Se a maioria pensar dessa forma, podemos mudar as outras pessoas e quem sabe, um dia, acabar com todo esse preconceito.




Bruno nº 06
Caio nº 08
Lucas Zaher nº 19 
Nilton nº 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário