quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"Neocisma" da igreja católica?

 


Bento XVI
Gregório XII
Não é algo muito comum a renúncia de papas, mas ela já ocorreu. Entre os 265 papas que existiram apenas nove renunciaram.
O papa Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, em latim, durante um encontro de cardeais no Vaticano. Ele afirmou que vai deixar o poder devido à idade avançada (85 anos), por “não ter mais forças” para cumprir os deveres de seu cargo. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade do seu ato.
Entretanto, fontes próximas ao Vaticano, afirmaram que a exaustão do papa não está relacionada apenas com a sua idade, mas também com a disputa de poder que marcou seus últimos meses no cargo. A renúncia teria sido um sacrífico, na esperança de recolocar a Igreja num caminho de maior coesão.
O Vaticano confirmou que a oficialização da renúncia será realizada às 20 horas locais de 28 de fevereiro. O novo Papa, como de costume, será escolhido pelo conclave de cardeais.
O último papa a renunciar ao cargo foi Gregório XII, em 1415. Ele tomou essa atitude na tentativa de por fim ao Grande Cisma do Ocidente, que dividiu a Igreja Católica durante quatro séculos (1378-1417).
Será que existe uma relação entre a renúncia desses dois papas? Estaremos vivendo uma nova divisão da Igreja Católica?
 
 
 
fontes:

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário