segunda-feira, 11 de novembro de 2013
Produção industrial do alumínio.
O alumínio é um elemento químico cujo símbolo é Al e a massa atômica 27u. É o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre.
Propriedades do alumínio:
É um excelente condutor de calor, resistente à corrosão, possui baixa densidade, conduz corrente elétrica e possui baixo ponto de fusão.
Sua leveza, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica.
A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas:
1)Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (AI203) (produto intermediário que leva à produção do aluminio). O Brasil é muito rico em Bauxita, possui a terceira maior reserva no mundo.
2)Refinaria: Nesta etapa, a alumina precisa passar por uma purificação, é então dissolvida em soda cáustica e logo após passa por uma filtração. Um pó branco de alumina pura é obtido e enviado à Redução.
3)Redução: Esta última etapa permite a obtenção de alumínio através de eletrólise. A passagem de corrente elétrica na célula eletrolítica promove a redução da alumina, decantando o alumínio metálico no fundo da célula e o oxigênio liberado reage com o ânodo de carbono, formando dióxido de carbono.
A reciclagem de latas de alumínio é um dos grandes sucessos do movimento moderno da sustentabilidade, é um processo de ciclo fechado, o que significa que o novo produto feito depois do processo de reciclagem é idêntico ao antigo. Há seis etapas na reciclagem de latas em ciclo fechado:
1.As latas velhas de alumínio são levadas a um ponto de coleta de alumínio.
2.Elas são fragmentadas em pequenos pedaços.
3.Os pedaços são levados a uma fornalha ardente.
4.O alumínio derretido se resfria e endurece em forma de lingotes retangulares.
5.Os lingotes são processados em formas de chapas finas de alumínio.
6.As chapas são usadas para produzir novas latas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário