segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Produção Industrial do Alumínio

  A produção de alumínio é um processo que exige tempo e consome bastante energia. No entanto, uma vez produzido, o alumínio pode ser reciclado infinitamente, sem perder suas excelentes propriedades.
  O processo de produção do alumínio consiste de muitas fases.  
                    Mineração de bauxita - Produção de alumina - Produção de alumínio primário – Produção de semiacabados- Fabricação de produtos - Uso - Reciclagem
  
O alumínio é produzido, basicamente, a partir da bauxita. Trata-se de um processo de produção difícil, pois exige muita energia elétrica. O óxido de alumínio, ou alumina, como é chamado, é extraído da bauxita em refinarias e, a seguir, é utilizado para a produção do alumínio primário.

  4-7 toneladas métricas de bauxita = 2 toneladas métricas de alumina = 1 tonelada métrica de alumínio.

  Além da alumina, a bauxita contém sílica, óxido de ferro e dióxido de titânio. Para extrair a alumina da bauxita, emprega-se o processo Bayer
                Processo de refino da bauxita - Adição de soda cáustica e cal na Digestão - Solução de Alumina a caminho da Clarificação e, logo, da Precipitação. A seguir, a caminho da Calcinação para Remoção da Água. O resultado final é a Alumina


 1. A alumina é separada da bauxita por meio de uma solução aquecida de soda cáustica (hidróxido de sódio) e de cal (óxido de cálcio).
 2. A mistura é bombeada para o interior de recipientes de alta pressão e aquecida.
 3. A soda cáustica dissolve a alumina, que se precipita da solução saturada.   A alumina é, então, lavada e aquecida para a remoção da água.
 4. O material precipitado é filtrado e lavado, para remover e recuperar a solução cáustica.
 5. Todo o restante é eliminado por filtragem e a alumina é seca até atingir a forma de pó branco.
 6. A maior parte das refinarias de alumina está localizada nas proximidades de minas de bauxita, ou próxima de um porto, onde a alumina pode facilmente ser transportada até as fábricas de produção de alumínio.

  A obtenção do alumínio ocorre pela redução da alumina calcinada em cubas eletrolíticas, a altas temperaturas, no processo conhecido como Hall-Héroult. São necessárias duas toneladas de alumina para produzir uma tonelada de metal primário pelo processo de Redução.

  A transformação da alumina calcinada em alumínio metálico pode ser assim exemplificada:
                                     

Reciclagem do Aluminio

Reciclar é muito importante para o desenvolvimento sustentável, pois permite economia de recursos e redução de resíduos

  Por que devemos reciclar o alumínio?

  O alumínio pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades.
Além disso, o processo de reciclagem consome apenas 5 % da energia originalmente utilizada para a produção do alumínio primário.
                  Reciclagem utiliza apenas 5 % da energia do alumínio primário.

  Quando deixamos de lavrar e refinar, as emissões são reduzidas e o ambiente não sofre tantas alterações.
  Comparado com o alumínio primário, ou “novo”, o alumínio pós-consumo reciclado (como o de latas de alumínio) economiza muita energia e emite pouco CO2.
  O estoque mundial de alumínio em uso é como um banco de recursos: por volta de 75 % de todo o alumínio produzido até hoje ainda está em uso e parte dele já passou por incontáveis ciclos de reciclagens.
  Com a energia necessária para produzir alumínio para uma lata nova, podemos fabricar 20 latas recicladas. Sendo assim, quanto mais o alumínio for reutilizado, maior será a eficiência energética.
                 Com a energia necessária para produzir alumínio para uma lata nova, podemos fabricar 20 latas recicladas.

  Com a energia necessária para produzir alumínio para uma lata nova, podemos fabricar 20 latas recicladas.
  Muitos produtos de alumínio têm vida longa como, por exemplo, automóveis e construções.    Por isso, o alumínio reciclado atende apenas de 20 a 25 % da demanda atual de alumínio. A demanda restante é atendida pelo alumínio primário.

    A indústria de reciclagem

  A indústria de reciclagem é parte importante do ciclo de vida do alumínio. A quantidade de metal reciclado é cada vez maior e os recicladores encontram, a cada dia, novas maneiras de minimizar as emissões causadas pela fusão do metal usado.

Desde 1980,
* A produção anual de metal reciclado e comercializado quadruplicou de 5 para 20 milhões de toneladas métricas.
* A produção anual de metal primário aumentou de 15 para 44 milhões de toneladas métricas.

A indústria de reciclagem do alumínio inclui:

* Refinadores, com equipamentos que permitem produzir ligas de acordo com as especificações do cliente.
* Fábricas que basicamente produzem os mesmos tipos de produtos que reciclam (como latas de bebidas usadas em novas latas).
* Catadores, desmontadores, comerciantes de metal e processadores de sucata, que participam na indústria de reciclagem com a coleta e o tratamento da sucata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário